Não é de hoje que arquitetos buscam a ideia de integração entre interior e exterior, diluindo os limites físicos e visuais na tentativa de trazer a paisagem para dentro da arquitetura. No entanto, ao visitar o terreno para o desenvolvimento projetual, duas situações distintas podem ocorrer: um terreno urbano, sem vistas ou elementos naturais; ou a presença vegetal pelo espaço, como árvores e maciços, por exemplo. No caso deste segundo, muitos são os projetos que tiram partido da posição de cada uma das árvores in loco para inserção do objeto arquitetônico, respeitando-as e criando novas vistas, através de pátios ou associado ao novo paisagismo. No entanto, é cada vez mais comum que estas, a partir de estudos da espécie e porte, componham o interior, estando parcialmente ou integralmente imersa dentro do espaço.
Por outro lado, muitos são os projetos em que a partir da inexistência vegetal, profissionais optam por inserir novas árvores associada a iluminação zenital e detalhes projetuais que permitem criar novas vistas interior e benefícios ao bem-estar. Com isso em mente, hoje destacamos 17 projetos que trazem diferentes soluções ao incorporar árvores em seus interiores. Confira a seguir.
Casa das Sibipirunas / Studio Otto Felix
Casa da Árvore / Suite Arquitetos
Residência Constant Springs / Alterstudio Architecture
Casa Terra / Paola Ribeiro Arquitetura e Interiores
Earth Box / Equipo de Arquitectura
Casa Cosentino / Débora Aguiar
The Mango Tree House / Ujjval Panchal + Kinny Soni
Casa DIYA / SPASM Design Architects
Casa Box / Caio Persighini Arquitetura
Residência em Quioto / 07BEACH
Garden Tree House / Hironaka Ogawa & Associates
House in Goa / Ankit Prabhudessai
Casa Moysés / Triart Arquitetura
Estúdio Elã / Natália Lemos + Paula Pupo
Tartuferia San Paolo / mf+arquitetos
Apple Regent Street / Foster + Partners
Pátio de acesso à seção juvenil de educação artística / Ifat Finkelman + Deborah Warschawski
Gostou de nossa seleção? Relembramos que você também pode compilar interessantes projetos em galerias personalizadas através da ferramenta Meu ArchDaily, basta criar sua conta aqui e começar sua biblioteca!